O Ifood e similares são excelentes plataformas para adquirir novos clientes, mas elas não devem ser sua principal nem muito menos única estratégia de vendas, nesse post vamos explicar o porquê.

Na data desse post, os custos padrões de vender pelo Ifood são os seguintes:

Quando o Ifood se encarrega de levar o pedido do seu restaurante ao cliente, o Ifood cobra 27% sobre o valor de cada pedido mais R$ 130,00 se o seu restaurante vender mais que R$ 1.800,00 ao mês.

Quando você se encarrega de levar o até o cliente, o Ifood cobra 12% sobre o valor de cada pedido mais R$ 100,00 se o seu restaurante vender mais do que R$ 1.800,00 ao mês.

O valor que o seu restaurante paga para o Ifood ajuda a cubrir despesas como a folha de pagamento e a infraestrutura para manter todos os serviços da plataforma executando, mas mais do que outra coisa ajuda a manter os custos de marketing que são muito altos. Plataformas como Ifood gastam muito com marketing e isso é bom para os restaurantes, dado que é pelo marketing que esses serviços levam o cliente até o fornecedor.

O primeiro problema acontece quando os restaurantes também gastam com marketing e ainda pagam taxa para o iFood. Muitos restaurantes investem tempo e dinheiro para fazer o marketing do seu negócio em canais como o Instagram, Facebook e Whatsapp e redirecionam o cliente para o iFood para depois pagar uma taxa que inclui a aquisição do cliente sendo que não foi o Ifood quem a fez. Em outras palavras, nesses casos o restaurante gasta em dobro, gasta para fazer o marketing dele e ainda paga o Ifood por uma aquisição que ele não fez. Se analisarmos mais a fundo, o restaurante esta levando clientes para o Ifood e ainda pagando por isso, nesses casos é o Ifood que deveria pagar o restaurante por ter levado um cliente para sua plataforma.

Muitos restaurantes podem alegar que nas campanhas de marketing não redirecionam o cliente para as plataformas como Ifood e sim solicitam que o cliente ligue ou peça o pedido pelo Whatsapp, o que é outro problema. Uma pesquisa de 2017 realizada pela plataforma PedidosJá e o instituto de pesquisa Ipsos revela que há três anos atrás, 42% dos pedidos de delivery de comida no pais eram realizados por plataformas digitais. Desse número podemos extrair que mais ou menos metade das pessoas deve preferir realizar pedidos por uma plataforma, sem precisar falar com ninguém, que ligando ou estabelecendo uma conversação no Whastapp. Isso quer dizer que se o seu restaurante chega até os clientes, mas não oferece uma plataforma de pedidos, já seja própria ou de terceiros, ele pode estar perdendo mais ou menos 50% das vendas.

Nenhum dos dois problemas mencionados acontece se o restaurante não fizer marketing por conta própria, mas esse possivelmente é um problema maior. Se você não estiver fazendo marketing sobre seu negócio, você pode estar perdendo muitas oportunidades. Fazer campanhas de anúncios para restaurantes é barato e fácil, dado que todo mundo precisa comer e qualquer pessoa pode se converter em um cliente. Com mais ou menos R$ 10,00 por dia seu anuncio pode ser visto diariamente por centenas ou até milhares de pessoas e varias dessas pessoas se converterem em clientes. A esse custo diário é necessário adicionar o custo de capturar umas boas imagens sobre os seus produtos para assim ganhar mais facilmente a atenção de possíveis clientes.

Para corrigir esses problemas e aumentar ao máximo suas vendas recomendamos participarem de plataformas como Ifood, mas recomendamos também realizarem campanhas de marketing e darem aos seus clientes a opção de poder realizar pedidos pelo Whatsapp e telefone, mas também pelo delivery próprio. Antigamente somente os restaurantes muito grandes podiam se dar o luxo de ter um delivery próprio, mas hoje em dia isso mudou.

Menu Integrado é uma plataforma que permite você criar seu delivery próprio em poucos minutos e conseguir receber pedidos pela Internet sem precisar pagar comissões. Caso seu restaurante não souber como fazer campanhas de marketing, nos temos uma equipe especializada que pode ensinar e ajudar você, é muito fácil. Além de não perder nenhuma oportunidade, no Menu Integrado você também pode registrar os pedidos que recebe pelo telefone e pelo Whatsapp, desse modo você terá tudo organizado e contará com diversas estatísticas para ajudar a tomar decisões estratégicas. Acesse https://www.menuintegrado.com.br, conheça a plataforma e comece agora mesmo, os trinta primeiros dias são gratis, é so usar.

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